Método simples para prever se um projecto online é rentável

rentabilidade de um projecto

Hoje decidi partilhar convosco um “segredo”, um método que uso para pesquisa e “análise de mercado” antes de lançar a maioria dos projectos online que tenho. O objectivo deste processo é tentar antecipar ao máximo se o meu blog, mini-site, e-book, ou outro vai ser rentável. Ou seja, se merece que eu dedique tempo, trabalho e dinheiro para o lançar e claro manter.

Irão ver, ao longo do artigo que dou privilégio à eficácia, necessária ao sucesso de pequenas estruturas. Como o investimento para o lançamento de um blog, mini-site, ebook, etc é muito reduzido ou até mesmo nulo, proceder de forma simples e eficaz é a maneira mais sensata de proceder.


Qual o melhor nicho para mim?

Muitas pessoas, quando decidem lançar um projecto online (ex: um blog) arrancam por uma fase de pesquisa intensiva. Análise de mercado, análise de palavras-chave, etc, tantos são os pormenores que são necessários ter em conta que muitas das vezes, que muitos desistem ainda antes de começar. Este fenómeno é ainda mais visível em iniciantes nestas andanças. O síndrome ”eu preciso de saber tudo antes de me lançar” de que certas pessoas sofrem acabam por atrasar o arranque do processo, ou mesmo “matar” à nascença qualquer possibilidade de fazer seja o que for.

Por vezes é preferível saber menos sobre o assunto e passar logo à acção, e ir aprendendo à medida das necessidades. Não quero com isto dizer que deve atirar-se de cabeça, mas poderá certamente simplificar um pouco esse processo de pesquisa e análise.
A minha ferramenta de análise de mercado preferida

Quando procuro ideias para novos empreendimentos online, sejam eles blogs, mini sites ou outros, a minha fonte de informação preferida são as pessoas! Se for capaz de perceber o que as pessoas procuram e o porque é que procuram, você terá toda a informação necessária para ter sucesso.

Dito isto, o meu local preferido na Internet para observar as vontades, os comportamentos e as necessidades das pessoas são os forums. Se um forum sobre um determinado assunto tiver grande audiência e essa audiência for activa, isso significa que o nicho já tem um certo tamanho.

Para os que, como eu, gostam de números, os forums proporcionam estatísticas formidáveis: número de membros, número de tópicos por temas, número de respostas a um tópico, etc. Estes números dão-vos uma indicação vital sobre que tipo de assunto é mais popular num determinado nicho. Nos forums encontrará respostas a muitas das suas interrogações:

- Que tema nicho abordar no meu blog?

- Que tema abordar nos meus artigos?

- Qual o tema para o meu ebook?

Ao fazer este tipo de análise irá perceber facilmente que a lei de Pareto – o conceito do 80/20, se aplica aqui também. Ou seja 20% das perguntas voltam 80% das vezes. Ao fazer este tipo de análise, rapidamente perceberá que conteúdos deve abordar nos seus projectos e quais abandonar.

Em resumo, deve encontrar as perguntas, os temas mais recorrentes e responder as essas perguntas em forma de artigo no seu blog, em forma de ebook, ou outra. Aqui está a o segredo!

Obviamente que tudo isto é um pouco mais complicado do que o que aqui descrevo. O facto de as pessoas estarem sempre a colocar as mesmas perguntas, não significa que se consiga ganhar dinheiro com isso. Aqui o que é importante é que entenda que os forums têm toda a informação que você precisa para ser bem sucedido no seu nicho de mercado. Neles poderá encontrar os comportamentos, os desejos, as motivações e os interesses de um grupo de indivíduos, ou seja da sua potencial audiência.


O processo

Aqui está então a forma, o processo muito simples, passo-a-passo que eu uso 90% das vezes para encontrar ideias para artigos, novos projectos, nichos rentáveis, etc.

1 – Durante as minha leituras diárias, estou sempre atento a potenciais ideias ou nichos de mercado que me parecem rentáveis. Anoto as minhas ideias e logo que possível (se possível ainda no mesmo dia) começo a estudar o nicho, procurando e analisando os forums dedicados à temática em questão.

2 – Uma vez identificados os problemas, as questões, as necessidades das pessoas que têm interesse no nicho de mercado em questão, reflito à cerca da forma com vou “apresentar a solução” aos temas identificados. Uma vez esse brainstorming terminado, já tenho ideia do tipo de projecto que vou lançar.

Nete ponto também já sei sei se o tema é interessante para mim. Ou seja, se eu não tiver nenhum interesse sobre a matéria abordada no tema do nicho em questão, simplesmente abandono a ideia.

3 – Dou início ao processo de criação. Se for um blog trato do alojamento e domínio, instalo o wordpress, escolho um template e produzo alguns conteúdos (preferencialmente de qualidade). Assim que tenho alguns conteúdos, dou início ao processo de divulgação do projecto, que muitas das vezes ainda está num estado muito simplificado. E vou melhorando à medida que o tempo vai passando.

Tão simples quanto isto! Com WordPress, hoje em dia, é tão simples lançar um site ou blog de qualidade em poucos minutos que me lanço logo.

Verdade seja dita, que muitas vezes beneficiaria de um período de análise mais alargado, mais aprofundado. Mas quando encontro um nicho potencialmente rentável, lanço-me logo. O meu objectivo é marcar presença no nicho em questão o mais rapidamente possível.

Estou convicto que a melhor e única forma de saber se um projecto é realmente rentável é colocando-o no ar e testando! Sim, eu reconheço, eu sou adepto do “Do it wrong, quikly!”.
Conclusão

Nenhuma análise lhe dará tanta informação sobre a potencialidade do seu projecto como o facto de o lançar. Colocar um site no ar, um ebook ou outro produto e tentar atrair pessoas para o seu projecto, é a melhor forma de saber, mesmo correndo o risco de rapidamente se aperceber que não há mercado para si nesse nicho.

É importante que perceba, principalmente se é iniciante, que por muito que leia, estude ou analise, nada lhe dará os conhecimentos que adquirirá fazendo. Por isso é bom que perceba que só conseguirá aproximar-se do seu objetivo ( a rentabilização de um projecto) se deitar mãos à obra!
E você, como procede à análise de um nicho de mercado?

Você também usa os forums para analisar a potencialidade de um nicho de mercado em que pretende entrar? Você passa muito tempo a analisar ou é mais de passar à acção?

fonte: http://siteseblogs.com


0 Response to "Método simples para prever se um projecto online é rentável"

Postar um comentário