
Se perguntar à maior parte das pessoas que percebe de Web, qualquer um lhe vai dizer o que é a Web 2.0. Para muitos, a Web 2.0 foi caracterizada principalmente pela facilidade de troca de informações na internet, nomeadamente as redes sociais como o Facebook, Twitter, e até mesmo o Youtube. Tudo se baseava em partilhar informação rapidamente… Se bem se lembram, a Web 1.0 era uma internet muito pouco dinâmica. A informação disponível era só aquela que era posta nos websites, e ter um não era para todos. Isso tornava a internet muito difícil de usar, e dificultava a vida aos motores de busca. Com a introdução da Web 2.0, tudo isso melhorou, e passou a haver muita mais informação, nos mais diversos sites… Mas então… o que é a Web 3.0?
É difícil de imaginar como a Web pode ultrapassar as redes sociais, mas vai acontecer! Isto porque a próxima geração de internet vai ter como foco a interligação do utilizador com a máquina. Na web 2.0, estava-se sempre focado na ligação dos utilizadores com outros utilizadores, mas é altura de o grande centro ser o próprio utilizador… Como é que pode acontecer? A Web 3.0 é conhecida por ser Semântica, ou seja que é focada na informação existente, e na facilidade de acesso a essas informações. Os dados são pedidos pelo utilizador, e são apresentadas respostas à medida de cada utilizador. Por exemplo, numa pesquisa sobre “Blogues de Design”, o dispositivo consegue detectar a categoria da pesquisa, neste caso, “Design”.

Quais são os benefícios?
Um dos grandes benefícios da Web 3.0, é a possibilidade de aceder a informações emqualquer lugar. Isto é na grande maioria devido à crescente utilização de Smartphones e dos sistemas Clouds. A intenção é que o utilizador consiga aceder aos seus dados a partir de qualquer aparelho, e a partir de qualquer localização, não apenas de sua casa. A tecnologia está cada vez mais a crescer, e cada vez mais há dados sobre nós na Internet, um exemplo disso, são as chamadas “SmartTV’s” que conseguem saber o que nos vemos, e dão informações sobre programas ou filmes nos quais podemos estar interessados.

Facilidade de navegação
Facilidade de acesso a informação
Cada utilizador é único
Maior interligação entre dispositivos
Conteúdos personalizados
Estas são sem dúvida as melhores vantagens que a Web 3.0 nos trás.
Efeitos no design
Agora que tem uma ideia do que é a Web 3.0, podemos passar à parte mais interessante… Mas que efeitos é que isto vai ter no design dos sites? A Web 2.0 consistia essencialmente em chamar a atenção e persuadir os utilizadores, já que um enorme número de lojas online foi criado. Isto porque queriam dizer ás pessoas que a internet afinal, era segura, e dava para fazer inúmeras coisas, para além de pesquisar… “Queres receber notícias nossas? Clica neste botão!”. Este é um modelo geral da Web 2.0.


Modas da Web 3.0
Uma das grandes modas da web, tem sido o Flash, que está totalmente ultrapassado e é anti motores de busca, e anti dispositivos, uma vez que não corre em iOS. Tirando o flash de um site, o utilizador deixa de olhar para lá, e olha principalmente para o conteúdo. É claro que vai sempre haver utilizadores que vão por os menus com um aspecto fantástico, mas lembre-se… Isso deixou de ser o essencial, e o essencial agora é o conteúdo, e a facilidade de uma pessoa a aceder a esse conteúdo.


FONTE: http://artigos.rumonet.pt
0 Response to "Introdução à Web 3.0"
Postar um comentário