Dicas importantes sobre o Excel: Trabalhando com dados






Microsoft Office Excel 2003
Microsoft Excel 2000 e 2002


Você sempre quis ter um especialista em Excel à sua disposição enquanto trabalha, fornecendo dicas e truques ótimos sobre como trabalhar com dados? Se esse for o caso, este artigo é para você. Consulte as próximas seções para conhecer métodos novos e mais rápidos para o trabalho com dados no Excel.
Selecionando dados
Para selecionar células ou intervalos não adjacentes, clique na primeira célula ou intervalo e mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto clica em outras células ou intervalos.
Para selecionar apenas as células em branco de uma região, selecione essa região, clique em Ir para no menuEditar, clique em Especial e, em seguida, clique em Em Branco.
A seleção de um intervalo grande é fácil. Basta clicar em uma célula no canto do intervalo, rolar até o canto oposto e manter a tecla SHIFT pressionada enquanto você clica na célula desse canto.
É possível especificar a direção na qual você deseja mover a seleção após a entrada de dados em uma célula (por exemplo, para a direita se você estiver trabalhando em linhas). Clique em Opções no menu Ferramentas, verifique se a caixa Mover seleção após Enter está marcada na guia Editar e clique em uma opção na caixaDireção.
Mova para uma área específica da planilha (como a região atual ou a última célula) clicando em Ir para no menu Editar. Clique em Especial e selecione a opção desejada.
Editando dados
Em vez de usar a barra de fórmulas para editar o conteúdo de uma célula, você pode editá-lo diretamente clicando duas vezes nele.
Se você não quiser editar o conteúdo das células diretamente, clique em Opções no menu Ferramentas, clique na guia Editar e desmarque a caixa de seleção Editar diretamente na célula.
Para incrementar um único número, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto você arrasta a alça de preenchimento no canto da seleção.
Para incrementar dias da semana, trimestres ou outras séries, selecione o primeiro item e arraste a alça de preenchimento no canto.
Crie suas próprias séries de preenchimento personalizadas para preencher células adjacentes com um padrão repetido. Clique em Opções no menu Ferramentas e, em seguida, clique na guia Listas Personalizadas.
Clique com o botão direito do mouse em uma célula, objeto ou item do gráfico para exibir um menu de atalho com comandos úteis.
Especifique como os dados em uma célula ou intervalo selecionado deverão ser preenchidos em outras células arrastando a alça de preenchimento no canto da célula ou intervalo com o botão direito do mouse e selecionando uma opção de preenchimento no menu de atalho que é exibido.
Durante o preenchimento automático de células, o Excel pode incrementar o trimestre e o ano ao mesmo tempo. Por exemplo: 1T93, T193, 1º Tri 93, 1º Trimestre de 1993.
Exclua um intervalo de células selecionadas mantendo pressionada a tecla SHIFT ao mesmo tempo em que você arrasta a alça de preenchimento (localizada no canto inferior direito da seleção) para cima e para a esquerda.
É possível distribuir o conteúdo de uma célula (ou coluna de células) por várias colunas. Selecione a célula ou coluna e clique em Texto para Colunas no menu Dados.
Insira rapidamente um intervalo de células vazias mantendo pressionada a tecla SHIFT enquanto você arrasta a alça de preenchimento no canto de uma seleção.
Você pode revisar todas as células ou intervalos nomeados usados em uma pasta de trabalho clicando na seta para baixo ao lado da caixa Nome na barra de fórmulas.
Para iniciar o verificador ortográfico, pressione F7.
Para mover o conteúdo das células, arraste a borda das células selecionadas para outro local. Para copiar o conteúdo das células, mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto você arrasta.
Você pode editar o conteúdo de mais de uma planilha ao mesmo tempo. Mantenha pressionada a tecla CTRL enquanto você clica nas guias das planilhas a serem editadas e, em seguida, modifique os dados.
Faça backup sempre que você salvar os dados. Na caixa de diálogo Salvar como, clique em Ferramentas, clique em Opções Gerais e marque a caixa de seleção Sempre criar backup.
Formatando dados
Para recuar o texto em uma célula, use os botões Aumentar Recuo e Diminuir Recuo na barra de ferramentas Formatação.
Um método fácil para a inclusão de um estilo personalizado de outra pasta de trabalho é copiar as células formatadas com esse estilo e colá-las na nova pasta.
Clique com o botão direito do mouse no cabeçalho de uma coluna ou linha para exibir um menu de atalho com os comandos Largura da Coluna, Altura da Linha, Ocultar e Reexibir.
Se você clicar duas vezes no botão Pincel na barra de ferramentas Padrão, ele permanecerá selecionado de modo que seja possível aplicar a mesma formatação a várias áreas.
Para congelar uma linha na parte superior da janela, selecione a linha abaixo dela e clique em Congelar Painéis no menu Janela.
Para aplicar um formato de tabela interno a um intervalo de células, clique em AutoFormatação no menuFormatar.
Você pode definir a fonte padrão para pastas de trabalho futuras. Clique em Opções no menu Ferramentas e altere as opções Fonte Padrão e Tamanho na guia Geral.
Para alterar o formato de texto padrão de toda a pasta de trabalho, clique em Estilo no menu Formatar e altere o formato do Estilo Normal.
Para converter texto formatado previamente em HTML em uma tabela, selecione-o e clique em Texto para Colunas no menu Dados.
Agrupe linhas e colunas de modo a ocultá-las e mostrá-las facilmente. Selecione as linhas e as colunas, aponte para Organizar Estrutura de Tópicos no menu Dados, clique em Agrupar e, em seguida, clique em Linhas ou Colunas.
Para exibir números em milhares ou milhões, crie um novo formato de número. Clique em Células no menuFormatar e clique na categoria Personalizada. Na caixa Tipo, digite 0, ou #, para milhares e 0,, ou #,, para milhões.
Insira um valor no formato de dólar digitando um sinal de dólar ($) antes desse valor.
Insira um valor no formato de percentual digitando um sinal de porcentagem (%) depois desse valor.
Exiba números negativos em vermelho clicando em Células no menu Formatar. Na guia Número, clique na categoria Número ou Moeda e selecione o formato vermelho em Números negativos.
Tabelas Dinâmicas e relatórios de Gráficos Dinâmicos
Altere o nome de um campo PivotTable® selecionando o botão de campo e digitando outro nome.
Mova a legenda de um relatório PivotChart® clicando em Opções de Gráfico no menu Gráfico. Na guiaLegenda, selecione a opção de posicionamento desejada.
Personalize um relatório de Tabela Dinâmica clicando em Formatar Relatório na barra de ferramentas Tabela Dinâmica.
Adicione campos diretamente na planilha, sem iniciar o Assistente de Tabela Dinâmica arrastando os botões de campo.
Você pode reduzir a quantidade de espaço necessário para um relatório de Tabela Dinâmica arrastando alguns campos de linha ou coluna até a área para soltar do campo da página.
Mostre ou oculte os dados detalhados de uma célula na área de dados de um relatório de Tabela Dinâmica clicando duas vezes na célula na tabela.
É possível reposicionar um item dentro de seu campo de Tabela Dinâmica arrastando sua borda.
As alterações feitas aos dados da pasta de trabalho original poderão ser incluídas rapidamente no relatório de Tabela Dinâmica. Basta clicar em Atualizar Dados na barra de ferramentas Tabela Dinâmica.
Funções e fórmulas
Se você precisar de ajuda para escolher uma função e inserir seus argumentos, clique em fx (Inserir Função) na barra de Fórmulas.
Em vez de clicar no botão AutoSoma, também é possível pressionar ALT+SINAL DE IGUALDADE (=).
Para copiar a fórmula na célula ativa em todas as células do intervalo selecionado, pressione F2 e, em seguida, pressione CTRL+ENTER.
Insira subtotais em um intervalo clicando em qualquer célula no intervalo e clicando em Subtotais no menuDados.
Para diminuir todos os valores de um intervalo em 10%, digite .9 em uma célula vazia. Copie a célula e selecione o intervalo. No menu Editar, clique em Colar Espec8ial e em Multiplicar.

0 Response to "Dicas importantes sobre o Excel: Trabalhando com dados"

Postar um comentário