Javascript - Introdução à linguagem Javascript




O que significa Javascript?

Javascript é uma linguagem de script incorporada a um documento HTML. Historicamente, trata-se da primeira linguagem de scripts para a web. Esta linguagem é uma linguagem de programação que traz melhorias para a linguagem HTML, permitindo a execução de comandos do cliente, ou seja, em termos do navegador e não do servidor web.


Assim, a linguagem Javascript é altamente dependente do navegador que chama a página web onde o script está incorporado, mas, por outro lado, não requer nenhum compilador, ao contrário da linguagemJava, com a qual ela tem sido confundida, há muito tempo.


O JavaScript foi desenvolvido pela Netscape em 1995. Originalmente, era chamado LiveScript e fornecia a uma linguagem de script simples para o navegador Netscape Navigator 2 . Ele foi criticado durante muito tempo pela sua falta de segurança, seu desenvolvimento pouco desenvolvido e pela ausência de alertas de erro explícitos tornando seu uso difícil. Em 4 de dezembro de 1995, após uma associação com o fabricante Sun, Netscape renomeou sua linguagem Javascript (dê uma olhada à linguagem Javadesenvolvida pela Sun). Na mesma época, a Microsoft desenvolveu a linguagem Jscript , uma linguagem de script muito semelhante. Assim, para evitar excessos de ambos os lados, uma norma foi definida para padronizar as linguagens de script, trata-se o ECMA 262 , criado pela organização do mesmo nome (ECMA European Computer Manufacturers Association ).


Os navegadores e o Javascript :





Versão do JavascriptNavegadores
JavaScript 1.0 Netscape Navigator 2.0, Internet Explorer 3.0, Opera, Mozilla
JavaScript 1.1 Netscape Navigator 3.0, Opera, Mozilla
Javascript 1.2 Netscape Navigator 4.0/4.05, Internet Explorer 4.0, Opera, Mozilla
Javascript 1.3 Netscape Navigator 4.06, Internet Explorer 5.0, Opera, Mozilla
Javascript 1.4 Netscape Navigator 6.0, Internet Explorer 6.0, Opera, Mozilla
Javascript 1.5 Netscape Navigator 6.0, Mozilla




Não confunda JavaScript e Java. Na verdade, ao contrário da linguagem Java, o código é escrito diretamente na página HTML, é uma linguagem pouco evoluída que não permite nenhuma privacidade no que se refere aos códigos (eles são realmente visíveis).
Por outro lado, o applet Java (o programa) foi compilado anteriormente, e uma máquina virtual para interpretar o pseudocódigo deve ser baixada na memória (lado cliente), a cada abertura da página. Consequentemente, podemos constatar uma desaceleração significativa para os applets Java, em comparação ao JavaScript.




JavascriptJava
Linguagem interpretada Linguagem pseudocompilada
(download de uma máquina virtual)
Código integrado ao HTML Código (applet) fora do documento HTML, chamado a partir da página
Linguagem flexível Linguagem rígida (declaração do tipo da variávele)
Ligações dinâmicas: as referências dos objetos são verificadas durante o download Ligações estáticas: os objetos devem existir durante o download (compilação)
Acessibilidade do código Privacidade do código
Seguro: não pode gravar no disco rígido Seguro: não pode gravar no disco rígido


O Javascript é case sensitive (sensível ao tamanho do caractere), ou seja, ele faz a diferença entre um nom de variável com ou sem maiúsculas. Assim, a função bom dia(); não é a mesma que Bom-dia();.
Enfim, como na linguagem C, cada instrução termina com um ponto e vírgula (;).

O que é um script?

Um script é uma parte do código que é inserido em uma página HTML. O código do script não é visível na janela do navegador, pois ele se encontra entre as marcações (ou tags) específicas que dizem ao navegador que se trata de um script escrito em linguagem JavaScript.
As marcações que anunciam um código Javascript são as seguintes:


Escondendo o script dos antigos browsers


Este código é invisível para o browser, ou seja, ele não exibe o código JavaScript em sua janela. No entanto, os navegadores mais antigos, criados antes da chegada do Javascript não conhecem essas marcações, logo, as ignoram...
O código do seu Javascript pode não ser exibido na sua página web estragando assim o seu trabalho. O truque consiste em adicionar marcações de comentários dentro das próprias marcações do script. Assim, os navegadores mais antigos simplesmente ignorarão o script inteiro, enquanto que os navegadores mais recentes o interpretarão (corretamente), como Javascript!

0 Response to "Javascript - Introdução à linguagem Javascript"

Postar um comentário